Perfil Profissional: O que é, Como Fazer, Dicas

Perfil Profissional – Não há uma fórmula mágica para elaborar um bom currículo, e um mesmo currículo pode ser modificado dependendo da vaga e da empresa para a qual deseja se candidatar. No entanto, seguindo algumas dicas é possível criar um currículo com um perfil profissional de qualidade, que pode valorizar seu perfil profissional e aumentar as suas oportunidades de ser contratado.

O currículo de um candidato é uma das coisas mais importantes na busca por um emprego, pois é através dele que a empresa seleciona os candidatos para a entrevista, e além disso ele pode ser um fator decisivo para a contratação do candidato.

Perfil Profissional

Perfil Profissional

O que é o perfil profissional

Perfil profissional é um texto com a apresentação do candidato em seu currículo, geralmente um resumo curto e objetivo profissional que resume as suas qualificações profissionais, experiências profissionais e toda informação que possa ser relevante para conquistar a vaga desejada, de forma resumida.

Alguns especialistas afirmam que os recrutadores demoram em torno de menos de um minuto para avaliar o currículo, por isso o perfil profissional deve conter tudo que é essencial para que o recrutador queira continuar lendo o currículo.

`

✅ Veja também como funciona:

Perfil Profissional para Currículo

Um perfil profissional de qualidade deve ser bem resumido e conter:

  • Grau de conhecimento atual: você deve citar qual o seu nível de conhecimento atual, como por exemplo: “Graduado em administração”;
  • O que você possui como qualidades de destaque: você deve citar de forma resumida quais as suas principais qualidades, como por exemplo: “Excelentes capacidades de análise de dados e de tecnologia da informação”;
  • Disponibilidades que você possui: você deve citar quais as possibilidades que você possui para aquela vaga, como por exemplo: “Disponibilidade para viajar a trabalho”.

Além dessas, outras informações que você possua em seu currículo e ache relevante devem ser descritas, de forma sucinta e objetiva. Lembre-se que esse perfil profissional pode fazer toda a diferença para o seu currículo.

Perfil profissional pronto

Na internet é possível encontrar alguns modelos prontos de perfil profissional. No entanto, recomenda-se que o candidato não copie um texto, pois os recrutadores reconhecem facilmente textos copiados.

Caso o candidato não saiba por onde iniciar o seu perfil profissional, é possível usar um exemplo de perfil profissional.

Perfil Profissional – Exemplos

O perfil profissional deve ser escrito em formato de texto corrido ou então em tópicos. Se você tem dúvidas sobre como estruturar seu perfil profissional, separamos dois exemplos para que você possa se basear:

  • Modelo de perfil profissional em tópicos:
    • Curso técnico em contabilidade.
    • Experiência na prática de apurar impostos, escrituração dos livros fiscais e elaboração de folhas de pagamento.
    • Familiarizado com planilhas de modalidade gerencial e de controladoria.
    • Curso avançado em EXCEL.
    • Mais de cinco cursos complementares na área de finanças de empresas.
  • Modelo de perfil profissional em texto:

Profissional com curso de formação técnica em contabilidade, com experiência ativa na prática de apurar impostos, escrituração dos livros fiscais e elaboração de folhas de pagamento.

Experiente em lidar com planilhas de modalidade gerencial e de controladoria. Possui curso avançado em Excel e mais de cinco cursos complementares na área de finanças.

Reply