Carteira Digital de Vacinação: Vantagens, Como Baixar

O Senado Federal aprovou no dia 15 de dezembro de 2020, um projeto que altera a legislação referente ao Programa Nacional de Imunização do Brasil. Tais mudanças irão ser válidas para criar a carteira digital de vacinação de todos os cidadãos brasileiros. Todavia, a proposta ainda seguirá para ser votada na Câmara dos Deputados. Devido à aproximação dos feriados de final de ano, o texto só deve ser votado no início de 2021.  Deste modo, conheça neste artigo o que é e como funciona a carteira digital de vacinação, além de um tutorial prático para baixá-la.

Carteira Digital de Vacinação

Carteira Digital de Vacinação

Carteira Digital de Vacinação – O que é?

O Projeto de Lei (PL) aprovado recentemente pelo Senado Federal do Brasil, determina a criação de uma carteira digital de vacinação, que substituirá futuramente o atual documento de papel. Tal documento físico é considerado antiquado para os padrões atuais de sociedade. Todavia o texto seguiu para a Câmara dos Deputados onde será votado.

O novo registro eletrônico deverá trazer mais praticidade e segurança para quem aplica a vacina, e para o paciente. O documento digital será em formato de aplicativo, que pode será acessado por qualquer cidadão, com um smartphone, tablet ou computador. Este aplicativo, após criado, será administrado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com a gerência da rede pública de saúde.

Veja também: Data de Emissão do RG Recadastramento Biométrico 2021 Agendamento de Identidade.

`

Vantagens do Aplicativo Digital da Carteira de Vacinação

  • Com texto aprovado, a carteira digital de vacinação, trará vários benefícios aos usuários, são elas:
  • Identificação digital do portador;
  • Conhecimento virtual sobre os fabricantes e lotes das vacinas e dos soros utilizados nos procedimentos;
  • Esse rastreamento da origem da matéria prima à aplicação da vacina;
  • Informações sobre as etapas de fabricação, transporte, distribuição e armazenamento;
  • Acesso às datas das campanhas de vacinação;
  • Praticidade na identificação do cidadão, agilizando o processo de vacinação, e consequentemente, evitando longas esperas;
  • Dentre outros.

Como Funciona?

O cartão digital substituirá o atual cartão físico de vacinação, caso seja aprovado anteriormente ao início da vacinação em massa contra a Covid-19, o mesmo deve auxiliar no programa.

O documento atual pode ser facilmente extraviado, ou perdido, o que poderá dificultar o procedimento atual da pandemia que exige um procedimento rápido, e até mesmo futuramente em possíveis outras campanhas vacinatórias.

Por fim, o aplicativo só será válido se o documento digital se conecte à plataforma do SUS, com todos os dados anteriores do cidadão.

Veja na sequência, todos os passos e dicas para acessar o aplicativo da Carteira Digital de Vacinação!

Tutorial para Baixar a Carteira Digital de Vacinação

  • Vá até a loja de aplicativos de seu celular, procure o aplicativo gratuito da Carteira Digital de Vacinação “Saúde Já” e instale (Disponível na Google Play Store e Apple Store);
  • Faça seu cadastro com todos os documentos do titular da carteira de vacinação, todas as informações relacionadas à residência, e localidade do cidadão;
  • Após acessar a plataforma, clique na opção “Carteira de Vacinação”;
  • Posteriormente, será necessário ir até o posto de vacinação municipal, para oficializar o acesso ao aplicativo.
  • No campo “Em Atraso”, é possível acessar todas as vacinas que ainda não foram tomadas e que estejam disponíveis na rede pública de saúde;
  • Ao final do documento virtual, constará a declaração atualizada do esquema vacinal do indivíduo e poderá ser acessada à qualquer momento.
  • O documento pode ser compartilhado virtualmente, caso haja a necessidade (por e-mail, drive, bluetooth, ou até mesmo impresso para ser utilizado como comprovante físico).
  • Por fim, na opção “Carteira de Vacina”, será possível acompanhar todo o histórico de vacinas já tomadas pelo titular do documento digital.
Baixar a Carteira Digital de Vacinação

Baixar a Carteira Digital de Vacinação

Obs.: Este aplicativo é provisório, e serve apenas para consulta pessoal, não sendo adequado para utilização no lugar do documento oficial. Provavelmente, assim que a medida for aprovada um novo aplicativo dever ser colocado em prática, para assim tomar o lugar da antiga carteira física. Portanto, atente-se!

Reply