Uma das grandes críticas que uma parte da sociedade que é contra o pagamento do Bolsa Família é a falta de transparência do programa, e o excesso de fraudes aplicadas sobre o Governo. O que muita gente não sabe, porém, é que você mesmo pode fiscalizar as informações sobre programa através do SIBEC Bolsa família – Sistema de Benefícios do Cidadão, que possibilita saber quem é beneficiado pelo programa, evitando assim possíveis fraudes no programa.
Por conta disso e também para ajudar as pessoas que recebem o Bolsa Família a ter um controle melhor sobre o quanto o Governo Federal já efetuou de pagamento, foi criado o Sistema de Benefícios do Cidadão, mais conhecido pela sigla SIBEC, o qual, permite com que o Governo tenha um controle mais exato do quanto está pagando a cada beneficiário e que os próprios cidadãos sabem o quanto estão recebendo.
Conteúdo
Como funciona o SIBEC Bolsa Família
O SIBEC é um sistema, criado pelo Governo Federal, em parceria com o Ministério da Fazenda, para que haja mais controle e transparência sobre o quanto é gasto em benefícios sociais e quantas pessoas recebem esse dinheiro.
Assim, o sistema armazena na página, toda a informação sobre os pagamentos realizados, por todas as regiões do país, dessa forma, fica bem mais fácil para o Governo saber o quanto dinheiro deve separar no orçamento para quitar esses benefícios.
Confira a lista de documentos necessários para fazer seu cadastro:
- Documento de identidade e CPF
- Comprovante de renda
- Comprovante ou declaração de endereço
- Histórico Escolar (para crianças entre 6 e 17 anos de idade)
- Carteirinha de vacinação atualizada (crianças entre 0 e 7 anos de idade)
Além disso, o mesmo sistema que tem para o Governo, tem também para os beneficiários. Dessa maneira, eles terão um sistema inteligente, o qual, vai calcular o quanto já foi recebido, as datas de recebimento e o quanto ainda tem para receber, facilitando assim todo o trabalho que essas pessoas teriam para efetuar os seus próprios cálculos.
Por fim, o SIBEC também tem uma terceira fórmula de auxílio, que é mostrar para as pessoas comuns, as quais, realizam o pagamento correto dos impostos e querem saber para onde vai o dinheiro, o quanto do orçamento federal vai para esses programas sociais e quais as regiões do país que mais recebem esses benefícios, dando assim, uma transparência maior para o Governo e para os gastos públicos.
Consulta Pública
Um dos grandes atrativos do Bolsa Família SIBEC é a possibilidade de consulta dos dados desse programa social, que incluem informações importantes, como quantidade de recursos investida em cada estado, em cada cidade, quantas famílias são beneficiadas, e até mesmo quais as famílias beneficiadas pelo programa Bolsa família, e quanto elas estão recebendo por mês.
Dessa forma, pode haver um controle e fiscalização efetivos por parte da sociedade, para garantir o pagamento do benefício do Bolsa família, e a correta aplicação de seus recursos na sociedade brasileira.
Como consultar o SIBEC?
Para realizar a consulta do seu SIBEC e saber exatamente o valor do Bolsa Família que você tem a receber, quando os pagamentos foram realizados e outras informações relevantes como essas, basta entrar no site servicossociais.caixa.gov.br/ preencher o seu NIS/PIS e a sua senha.
Caso você ainda não tenha cadastro no site, não há problema nenhum. Nesse caso, será um pouco mais demorado a consulta, já que será necessário preencher alguns campos específicos, como seu nome, idade, endereço e telefone para contato.
Depois de fornecer essas informações, estará disponível o painel para você criar uma nova senha e passar a utilizar também a consulta online do SIBEC.
Como acessar o Bolsa Família?
No Sibec Bolsa Família, todos os cidadãos brasileiros conseguem visualizar no site oficial do programa, o qual pode ser acesso pelo link beneficiossociais.caixa.gov.br, o quanto está sendo investido pelo Governo no Bolsa Família. Essa consulta pode ser feita conforme a região escolhida, por município ou ainda pela própria família.
Reply