Como se inscrever no Cadastro Único do MDS?

Sempre que se fala em programas assistenciais criados e assistidos pelo governo logo é mencionado o CadÚnico, o qual é necessário no processo de inscrição para a adesão a algum programa. Se você se recorda do nome, conseguiria explicar qual é o significado para CadÚnico? Veja então a seguir.

O que significa CadÚnico?

É uma abreviação para Cadastro Único para programas sociais que foi criado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso com o intuito de coletar os dados e informações para identificar todas as famílias que possuem renda baixa para que possam ser incluídas nos programas de assistência social e de redistribuição de renda.

Quando se faz a inscrição para algum programa assistencial, caso seja a primeira vez que esteja fazendo algum pedido, é comum que seus dados sejão inseridos para se cadastrar no CadÚnico.

`

Ao contrario do que muitos possam pensar, fazer parte de um cadastro de dados como o do CadÚnico não é algo que se deva envergonhar, pelo contrario, pois é através dele que se pode conseguir a isenção de pagamento da taxa de inscrição cobrada em concursos públicos, ou seja, auxilia muito um candidato que precisa realizar gastos com materiais didáticos, cursos, taxas e muito mais.

Como o CadÚnico é uma espécie de banco de dados, o mesmo pode ser consultado pelas varias esferas do governo: municipal, estadual e federal. Esses dados serão utilizados pelo Governo Federal para comprovação de dados, caso o cidadão queira participar de programas sociais como:

Como funciona o Cadastro Único?

Pode-se dizer que o cadastro de novos e possíveis beneficiários é de responsabilidade dos municípios, principalmente das prefeituras uma vez que, elas estão bem mais próximas de verificar e conhecer os cadastrados do que o próprio Cad que está mais distante.

O CadÚnico é mantido pelo Ministério do Desenvolvimento Social, mas as possíveis fiscalizações são realizadas pelas prefeituras que podem enviar fiscais e agentes especializados para verificar as condições em que as famílias, as quais estão inscritas, realmente precisam de ajuda. Esta é uma forma de controle muito importante já que terá maiores possibilidades de se evitar o gasto desnecessário do dinheiro público que pode ser investido para melhorias que atendam mais pessoas da região.

Como é feito o cadastro no CadÚnico?

Se uma família se encontra em situação econômica a qual lhe seja favorável conseguir um beneficio do governo como, por exemplo, o Bolsa Família, deverá procurar em sua própria cidade a secretaria responsável pela assistência social. Não há necessidade de toda a família comparecer ao local, basta que um, como representante, leve os documentos de todos os membros do grupo. Os documentos que devem ser levados são os seguintes:

  • Carteira de Identidade e CPF de todos os familiares;
  • Certidão de Nascimento de todos os membros;
  • Certidão de Casamento dos membros que tenham uma união estável e,
  • Documentos de comprovação da renda familiar de todos aqueles membros que trabalham ou recebem algum beneficio como pensão, aposentadoria ou licença médica.

Quais são as informações inseridas no CadÚnico?

Alguns dos principais dados do novo beneficiário que são colocados no cadastro são os seguintes:

  • Informações detalhadas sobre as características físicas do seu domicilio;
  • Documentação civil e escolaridade de cada membro da família;
  • Composição familiar e seus detalhes (numero de membros, se há pessoas com deficiência física, idosos e etc);
  • Rendimentos e despesas familiares (qual o valor da renda de cada membro, os gastos mensais e etc),
  • Profissão e situação de cada um no mercado de trabalho (empregado ou desempregado).

Por fim, como a responsabilidade de realização e acompanhamento do cadastro é feito pelos municípios, o ideal é que o interessado procure a secretaria de assistência social para verificar se há um período de inscrições determinado e quais são as orientações para se fazer o cadastro. Te desejo boa sorte!

5/5 - (1 vote)

One Response - Add Comment

Reply