Sisu 2020 Inscrições

Estão abertas as inscrições para o Sisu 2020. O programa criado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), possui o objetivo de unificar o sistema de seleção de estudantes às instituições públicas de ensino superior no Brasil. O Sisu é uma alternativa aos tradicionais vestibulares, que antes eram aplicados pelas próprias instituições. Então, quer se informar um pouco mais sobre o Sisu 2020 inscrições? Leia o artigo abaixo e informe-se!

Sisu 2020 Inscrições

Sisu 2020 Inscrições

Sisu 2020

O Sisu é um programa administrado pelo Ministério da Educação. Também conhecido como Sistema de Seleção Unificado, este programa tem o objetivo de agrupar o processo seletivo de alunos para as instituições públicas de ensino superior, entre elas, as universidades federais. O processo de seleção dos alunos é definido de acordo com a pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM 2020. Outro programa que usa a nota do ENEM é o PROUNI 2020, que dá bolsas de estudo para estudantes do Ensino superior através da nota do exame.

O Sisu possui atuação em todo o território brasileiro. As instituições de ensino participantes informam a quantidade de vagas disponíveis para cada curso à plataforma e, desta forma, definem o número de vagas para a ampla concorrência e por cotas.

Quem pode participar do Sisu?

Se você ainda tem dúvidas a respeito da participação no Sisu, pode conferir a seguir os requisitos básicos de participação:

`
  • É preciso que o candidato tenha realizado o Enem no ano anterior, ou seja, 2019;
  • Tenha atingido um bom desempenho no exame;
  • Não ter zerado a redação.

Sisu 2020 Inscrições

As inscrições do Sisu 2020 acontecem exclusivamente pela internet, no site do Sistema de Seleção Unificada. Por isso, é importante sempre estar acessando a página oficial do programa pelo seguinte endereço eletrônico: www.sisu.mec.gov.br.

  • Para fazer a matrícula no programa, o estudante deverá clicar na opção “fazer inscrição”.
  • Na ocasião, deverá informar o número de inscrição e senha utilizado no ENEM;
  • Logo em seguida, digitar as letras e números que estão sendo exibidas na imagem.
Sistema de Seleção Unificada - Como se inscrever

Sistema de Seleção Unificada – Como se inscrever

Dentro da plataforma do Sisu, o estudante deverá fazer sua inscrição na primeira opção de curso e logo em seguida na segunda opção. No entanto, se inscrever na segunda é totalmente opcional. É possível alterar as opções de curso até a última hora da data limite de inscrição. A última opção selecionada é a que será válida durante o processo seletivo.

O processo seletivo Sisu 2020 Inscrições acontecem duas vezes ao ano. A primeira vez acontece no final de janeiro, já a segunda é aberta entre os meses de junho e julho para o segundo semestre.

Cronograma do Sisu

É importante que os participantes do Sisu 2020 estejam bem atentos ao cronograma definido pelo MEC. Assim como outros programas educacionais do governo federal, o Sisu também possui data para cada etapa. Geralmente, o período de realização das inscrições se iniciam na última semana de janeiro, sendo que o resultado é divulgado na semana posterior.

Caso o estudante não tenha conseguido uma vaga na chamada regular do Sisu, deve ficar bem atento a segunda chamada e também a lista de espera para as vagas remanescentes, ou pode aproveitar oportunidades de outros programas de ensino, como as inscrições do FIES 2020.

Resultado do Sisu 2020

Após a divulgação do resultado de seleção do Sisu 2020 inscrições, o estudante deverá dirigir-se até a instituição para concluir o processo de inscrição de sua matrícula no curso. É preciso que esteja portando todos os documentos necessários para efetuação da matrícula, como:

  • Documento de identificação;
  • CPF;
  • Alistamento militar;
  • Certificado de conclusão do ensino médio chancelado pela Secretaria de Educação do Estado;
  • Entre outros.

Contato SISU 2020

Se você ainda tem dúvidas ligue:

  • Telefone: 0800-616161.

Reply