REVALIDA 2021: Como fazer, Requisitos, Prova

Revalida 2021 – Todos os médicos formados em outros países, que pretendem exercer suas funções no Brasil, precisarão realizar uma prova do Revalida 2021, que ocorre todos os anos. Assim sendo, somente os candidatos que forem aceitos pelo programa poderão atuar no território nacional.

Leia com atenção este artigo, e tire todas as suas dúvidas sobre as duas fases da avaliação, além de como funciona o Revalida 2021, como se inscrever, regras para participar, entre outros. Confira!

Revalida 2021

Revalida 2021

O que é Revalida 2021?

O Revalida, como é popularmente conhecido, ou Exame Nacional de Revalidação de Diplomas de medicina, é uma prova realizada em duas fases, que possui o intuito de avaliar a eficiência e a capacidade dos formandos brasileiros ou estrangeiros, que se formaram em medicina ou se especializaram no exterior.

O programa foi elaborado pelo Ministério da Saúde e da Educação, e após sua efetivação, apenas os candidatos que forem aceitos nas duas etapas poderão atuar no Brasil. Aliás, quem for aprovado no exame, também estará apto para exercer suas funções médicas no Sistema Único de Saúde (SUS).

`

Como Funciona o Revalida 2021

O exame que ocorre desde 2011, é obrigatório para todos os médicos formados em medicina no exterior. Para isso é preciso ficar atento nas fases do programa, e as regras específicas para os participantes.

Assim sendo, caso aprovado, o médico deverá encaminhar seu documento de aprovação para o Conselho Nacional de Medicina do Brasil, com unidades em praticamente todos os estados do país e aguardar a confirmação de seu diploma, para começar a trabalhar no país.

O Exame é feito em duas etapas. Na primeira é feita uma prova teórica, enquanto na segunda é aplicada uma prova prática, tenha mais informações a seguir!

Etapas Revalida 2021

O Revalida ocorre anualmente e possui duas etapas básicas. Entenda cada uma:

Etapa 1:

É a parte onde é feita uma prova primordial, de forma classificatória. Deste modo, o aluno será eliminado se não atingir uma nota de corte.

A avaliação possui 110 questões de múltipla escolha e 5 questões dissertativas. As principais temáticas dessa etapa são:

  • saúde pública
  • procedimentos cirúrgicos
  • medicina da família
  • etc.

Etapa 2:

Neste ponto, será o momento da avaliação prática, para todos os candidatos que conseguiram a aprovação na primeira etapa do exame.

Deste modo, cada candidato deverá ser avaliado em relação à suas capacidades e habilidades médicas, de acordo com o curso básico e, sua especialização.

Ao final, o aluno poderá atuar no Brasil, com seu diploma internacional, caso seja aprovado nas duas etapas do Revalida 2021. E o último passo para exercer suas funções em território nacional, será fazer uma solicitação junto ao Conselho Regional de Medicina de qualquer estado do Brasil.

Confira mais sobre a educação no Brasil:

Regras do Revalida 2021

Para conseguir uma vaga no Revalida 2021, os candidatos devem estar dentro do requisitos e condições do programa, que são:

  • Possuir CPF válido;
  • Ser originário do brasil;
  • Estrangeiros que residem atualmente de forma legal no Brasil também poderão participar;
  • Ter o certificado de conclusão do curso de medicina em um instituição estrangeira;
  • Possuir o diploma com autenticação do consulado brasileiro no país de origem.

Inscrição Revalida 2021

Siga o passo a passo abaixo, para entender como fazer a inscrição no Revalida na edição de 2021, observe:

  • Vá até o site do Revalida, pelo link: http://revalida.inep.gov.br/revalida/
  • Na interface da página, clique na opção “Inscrição”;
  • Insira todos os dados e documentos pessoais no formulário eletrônico da plataforma;
  • Confira se todas as informações foram digitadas corretamente e envie seu formulário, confirmando assim sua inscrição;
  • Por fim, aguarde a divulgação da data oficial da prova, e pronto!

Reply