Programa Verde e Amarelo 2021: Como Funciona, Inscrição

O Programa Casa Verde e Amarela tem como objetivo auxiliar as famílias de baixa renda a conquistarem a casa própria com parcelas que caibam em seu bolso. Além disso, o programa Casa Verde e Amarela também visa melhorar as condições de moradias, melhorando assim a qualidade dos imóveis.

Por se tratar de um programa do Governo Federal, o programa possui parceria com a Caixa Econômica Federal, que realiza o financiamento dos imóveis.

Programa Verde e Amarela

Programa Verde e Amarela

O que é o Programa Verde e Amarelo

Muitos brasileiros têm o sonho de conquistar a tão desejada casa nova e sair do aluguel.

O programa foi desenvolvido pelo Governo Federal, e beneficiou milhares de famílias brasileiras de baixa renda no último ano, e vai substituir o Minha Casa Minha Vida. Hoje ele serve de base para uma lei que dispõe que as ações habitacionais federais ampliem o número de moradias para ampliar o sonho das famílias que desejam conquistar a casa própria.

`

Como Funciona

O programa funciona da seguinte forma: o financiamento da moradia é feito através do programa, com taxas de juros que variam de acordo com a renda familiar da pessoa, sendo que quanto menor a renda menores as taxas de juros.

Os valores totais que podem ser financiados também variam de acordo com a renda da pessoa, sendo que quanto maior a faixa de renda maior o valor máximo que pode ser financiado.

Para poder estabelecer o quanto cada faixa de renda pode financiar, o programa divide as formas de financiamento em faixas, de acordo com a renda familiar e cada faixa de renda possui uma taxa de juros e um valor total máximo financiável.

Quem tem direito ao Programa Verde e Amarelo

Para poder participar do Casa Verde e Amarelo é necessário:

  • Residir em um imóvel localizado em área urbana pagando aluguel;
  • Não possuir nenhum imóvel registrado em seu nome ou;
  • Residir em um imóvel localizado em área rural, que pode estar registrado em seu nome, cujo valor não ultrapasse 84 mil reais.

Dependendo do local do financiamento, alguns outros requisitos podem ser solicitados para ter direito a participar do programa.

Inscrição Programa Verde e Amarelo

A inscrição no programa é feita presencialmente, na própria construtora ou então em um feirão de imóveis organizado pela Caixa Econômica Federal, onde é possível consultar quais os imóveis que aceitam o programa como forma de financiamento.

Embora a inscrição seja feita presencialmente, é possível realizar uma simulação no site da Caixa do valor do financiamento para saber quais serão as taxas de juros cobradas. Após a inscrição no programa, é necessário enviar alguns documentos de comprovação de renda, para que a Caixa Econômica Federal avalie o cadastro e conceda o financiamento.

Programa Verde e Amarelo – Vagas

As vagas para o programa dependem da região em que a família reside e também da época do ano. Como agora o Programa se tornou uma lei, os números de vagas disponíveis para o programa irão aumentar. É possível consultar na construtora ou no feirão se o programa Casa Verde e Amarela 2021 é aceito como forma de financiamento.

Reply