Programa Jovem Cidadão 2021: Como cadastrar, Requisitos

Você conhece o Programa Jovem Cidadão 2021? Com a Lei do menor Aprendiz em 2001, o Programa Jovem Cidadão 2021 começou a se popularizar e as empresas de médio e grande porte passaram a oferecer oportunidades para jovens de 16 a 21 anos na hora de ingressar no mercado de trabalho.

No estado de São Paulo, por exemplo, o programa já ajudou mais de 195 mil jovens e adultos desde 2001.

Programa Jovem Cidadão 2021

Como funciona?

Com a grande competitividade no mercado de trabalho, o capital humano está cada vez sendo mais valorizado. Consequentemente, o espaço para jovens sem experiência tende a ser limitado.

`

Todavia, com a Lei do Jovem Aprendiz, as empresas passaram a ser obrigadas a contratar uma certa porcentagem do seu capital humano em aprendizes e consequentemente, jovens que antes não teriam acesso ao mercado de trabalho, hoje, consegue iniciar em empresas de grande porte, como a Unilever, Coca-Cola e outras grandes empresas.

Além da oportunidade de trabalho, em muitos casos a empresa também paga um curso técnico completo para o jovem, como é o caso da Toyota, por exemplo, que além do salário e os demais benefícios, também possibilita que o jovem conclua o projeto formado em um dos cursos do SENAI.

Cadastro Jovem Cidadão

Com a finalidade de fazer a inscrição Jovem Aprendiz, o mesmo está disponível em diversos estados do Brasil. No estado de São Paulo, por exemplo, o cadastro para o programa é muito simples, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site Meu Primeiro Trabalho, clicando aqui;
  • Ao acessar o site, clique em “Inscrições Aluno”;
  • Neste momento, preencha todos os dados solicitados pelo site;
  • Por fim, verifique os dados e conclua o seu cadastro.

Lembre-se, o projeto tem a finalidade de democratizar o acesso à educação e ao trabalho, consequentemente, o mesmo dá prioridade para candidatos de baixa renda.

Jovem Cidadão Poupatempo

Com a finalidade de aumentar as suas chances, além de fazer o cadastro seguindo o passo a passo acima, você também pode utilizar o próprio Poupatempo para realizar a sua inscrição.

Além do Poupatempo que é o mais utilizado, dependendo do seu município também é possível ter acesso ao programa utilizando o PAT e em algumas escolas estaduais do Estado de São Paulo.

Quem pode se cadastrar?

Embora o programa seja para todos, para quem deseja participar, é fundamental seguir as regras e diretrizes do programa. Atualmente, as regras para quem deseja se cadastrar são muito simples, todavia, é importante que você as siga.

A fim de participar do programa, existem 2 requisitos básicos que o menor aprendiz precisa cumprir, são eles:

  • Jovens entre 16 e 21 anos;
  • Jovens que já estão cursando o segundo ano do ensino médio.

Além do Programa Jovem Cidadão, existem vários outros programas que se baseiam na lei do Jovem Aprendiz que você também pode usar. Todavia, para participar, é importante que você leia as regras e se enquadre no perfil de jovem que o programa procura.

Dessa forma, você pode ter acesso à oportunidade que precisa para mudar sua vida financeira e iniciar no mercado de trabalho com o pé-direito.

Reply