Matrícula Web 2021: Como Funciona, Calendário, Documentos

O período de matrículas escolares é sem dúvida um dos momentos mais conturbados não só na vida dos pais ou responsáveis, mas também para as escolas. Porém, com a Matrícula Web 2021, toda essa avalanche de pessoas pode ser dissipada, favorecendo a vida dos pais que poderão fazer a matrícula dos seus filhos pela internet e da escola que, embora ainda terão muitas matrículas, conseguiram estabelecer horários e períodos para organizar esta tarefa.

Matrícula Web 2021

Matrícula Web 2021

Ainda em relação a matrículas de forma online, podemos utilizar de diversas plataformas.

O que é a Matrícula Web?

Em resumo, a Matrícula Web nada mais é que uma grande plataforma 100% online que permite que as matrículas sejam feitas pela internet.

Dessa forma, as escolas podem pegar as matrículas feitas pela internet, jogar em seu sistema de forma organizada e chamar os pais e alunos apenas em um momento específico para a confirmação de dados e a entrega dos documentos.

`

Como Funciona a Matrícula WEB

Atualmente, a Matrícula Web é um grande HD que separa formulários (matrículas) de milhares de alunos e destina para um local específico.

Ou seja, para quem deseja garantir uma vaga, fazer uma pré-matrícula ou até uma transferência de escola, é possível fazer pelo “Matrícula Web” apenas preenchendo formulários e opções de cadastro.

Dessa forma, dependendo do que for inserido no cadastro, o próprio sistema faz a separação e consequentemente, facilita a vida dos pais e das instituições de ensino.

Como Funciona a Matrícula WEB

Como Funciona a Matrícula WEB

Em quais Estados a Matrícula Web está disponível?

Atualmente, todos os estados do Brasil sofrem com o grande número de matrículas escolares que precisam ser feitas em um determinado período de tempo.

Embora tenha um tempo relativamente grande, é normal que os pais deixam sempre para a última hora, até por falta de tempo de resolver essas questões antecipadamente.

Pensando nisso, no Brasil todos os estados já possuem um sistema de Matrícula Web que, embora não seja padronizado, faz o mesmo tipo de tarefa e consegue facilitar a vida de todas as pessoas. No entanto, o estado de Roraima, ainda não possui esse sistema até o momento.

Confira como Funciona:

Calendário Matrícula WEB

Assim com as escolas, não existe um calendário padronizado para a abertura das matrículas pelo “Matrícula Web”. Porém, de acordo com os últimos anos, é possível notar um padrão onde as matrículas começaram já no mês de outubro e são prolongadas até novembro.

Provavelmente você deve estar pensando que este período está errado, até porque, é muito comum ir fazer a matrícula no mês de janeiro, por exemplo. Entretanto, a Matrícula Web ela apenas faz uma pré-matrícula, após esse período é preciso ir até à escola fazer a matrícula presencialmente.

Calendário Matrícula WEB

Calendário Matrícula WEB

Documento Necessários

Após fazer a matrícula pela internet, os pais serão solicitados para fazer a matrícula presencial, ou seja, a que realmente vai ingressar o aluno na instituição de ensino.

Nesse momento, é importante que os pais fiquem atentos para não perder a data da matrícula. Além disso, fique atento as documentações solicitadas pela instituição que, por base, são as seguintes:

  • RG ou CPF do responsável;
  • RG ou CPF do Aluno;
  • Comprovante de Escolaridade;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteirinha de Vacinação (em dia).

Reply