Calendário Escolar 2021

O ano de 2021 foi diferente de tudo o que as pessoas estão acostumadas, assim sendo muitas mudanças e novas programações precisaram ser adequadas, e com as escolas não foi diferente. Algumas mudanças ocorreram no Calendário Escolar 2021 e é preciso ficar atento à todas as alterações ocorridas. Neste texto, separamos todas as novas informações sobre o novo Calendário Escolar 2021 após as novas modificações, assim como: como funciona, férias escolares, cronograma com feriados, etc. Compreenda!

Calendário Escolar 2021

Calendário Escolar 2021

Como Funciona o Calendário Escolar?

O calendário escolar é o cronograma anual de todas as datas das escolas públicas e privadas, condicionando todas as modalidades: ensino básico, ensino fundamental I, ensino fundamental II e ensino médio.

O calendário é elaborado pelo MEC (Ministério da Educação) em união com o governo de cada estado e as prefeituras municipais de cada cidade. Primordialmente, busca-se manter um padrão, mas como cada região conta com datas específicas é preciso fazer adequações. Sendo assim, normalmente as escolas municipais terão cronogramas diferentes de escolas estaduais ou federais.

Neste ano, em razão da atual pandemia de covid-19 e a suspensão das aulas, todo o cronograma teve que ser reestruturado, modificando os feriados, datas de avaliação, e férias.

`

Continue a leitura desse texto e entenda tudo o que muda e o que continua no calendário escolar brasileiro neste ano.

Veja também:

Calendário Escolar 2021

O calendário consta todas as informações relacionadas ao ano letivo das escolas estaduais, federais e municipais. Nele também e possível acessar o cronograma completo envolvendo os períodos de férias, dias festivos, dias de reuniões, palestras, eventos, entre muitas outras informações. Observe a seguir, o calendário escolar de 2021:

Calendário Escolar 2021 com Feriados

Esse ano de 2021 também teve muitos feriados cancelados em diversas regiões do Brasil, em medidas para controlar as aglomerações e evitar o contágio do vírus. Deste modo, fique atento à listagem abaixo do calendário escolar de 2021 completo com a marcação de cada Feriado, dias letivos e não letivos.

Leia mais sobre outros benefícios na educação no Brasil:

Férias Escolares 2021

Entre todas as mudanças do calendário escolar, estão as férias de 2021. Normalmente, as férias sempre ocorrem no final e no meio do ano, nos meses de julho e entre dezembro e janeiro. Todavia, neste ano as datas acabaram tendo que ser atrasadas, principalmente no final do ano letivo.

Com todas as aulas ocorrendo à distância, o ano letivo será finalizado apenas no dia 23 de dezembro em todos os estados do país e o conselho de classe, será finalizado apenas no dia 29 do mesmo mês, para o ensino básico e médio da rede pública.

Ao que tudo indica, no início de 2021 as aulas retornarão presencialmente em todas as regiões do país, mas isso dependerá de inúmeros fatores e o esperado é que apenas um percentual de alunos retorne às atividades fisicamente enquanto a outra parcela continuará participando das aulas virtualmente. Provavelmente, essas questões resultarão em novas mudanças no calendário escolar, mas agora com um planejamento mais consistente, espera-se que o período de férias tanto no primeiro semestre quando no segundo, siga os padrões dos anos anteriores.

Aliás, o Governo Federal de acordo com o atual estado de calamidade pública, aceitou uma diminuição dos 200 dias letivos por ano, apenas neste período de 2021.

Reply