O Programa Escola da Família é uma iniciativa do Governo Estadual de São Paulo para garantir que os espaços de escolas permaneçam em uso mesmo nos finais de semana. Na iniciativa, professores e voluntários oferecem atividades durante os finais de semana para alunos e para a comunidade, com o objetivo de aproximar a escola dos alunos. E você sabia que também pode fazer parte do Escola da Família 2024? Confira a seguir como participar do programa escola da família.
Conteúdo
Escola da Família o que é?
Esse é um projeto criado pelo Governo Federal, que visa uma maior inclusão dos alunos e da sociedade em geral, em atividades promovidas pelas escolas, aos finais de semana.
Assim, alguns alunos de faculdade se inscrevem para serem monitores e são selecionados para participar do Escola da Família. Com isso, eles ganham bolsas integrais em seus cursos, pagas em conjunto pela secretaria de Estado da Educação e pela própria Instituição de Ensino.
Em contrapartida, esse aluno tem que oferecer atividades como educadores em diversos finais de semanas, em 4 eixos, cultura, saúde, trabalho e esportes.
Assim, todos conseguem benefícios, o Estado, por oferecer um programa cultural para a sociedade, os moradores de bairros periféricos, os quais, tem atrações gratuitas de cultura, lazer e esportes e os próprios monitores, que conseguem, graças a esse programa, uma bolsa integral na faculdade onde estudam.
Objetivos do programa Escola da Família
O programa garante que o ambiente escolar seja mais inclusiva e as escolas façam uso de suas sedes e de suas estruturas físicas, para abrigar programas culturais e esportivos, aos finais de semana, criando assim um ambiente mais alegre e uma opção de lazer para os bairros mais periféricos e com pouco contato com o centro.
O mais interessante é que os monitores, são alunos de faculdades, os quais, conseguem uma bolsa, para dedicar os seus finais de semana para participar do Escola da Família, criando diversas atividades e incluindo toda a população nesse projeto.
Não fique de fora: Já estão abertas as inscrições Enem, para estudantes que estejam cursando ou que já tenha concluído o ensino médio. O Enem é a porta de entrada para vários programas educacionais, como o Fies, Prouni e Sisu.
Como participar da Escola da Família
Para quem deseja participar da Escola da Família, deve ter boas notas na faculdade, já que esse é um critério de seleção do programa, ter uma boa frequência na Universidade e ainda possuir uma disponibilidade de trabalhar em diferentes escolas, por vários finais de semana seguido, por um período de 8 horas em cada final de semana.
Saiba também como agendar a emissão da carteira de identidade (RG).
Inscrição Escola da Família
A inscrição para o programa Escola da Família deve ser feita a partir do próprio site do projeto, no link escoladafamilia.fde.sp.gov.br.
Como as datas para setembro já estão encerradas, os alunos interessados em serem monitores nesse programa, devem esperar a abertura das vagas para o mês de outubro.
Quando as inscrições estiverem abertas, será necessário apresentar a média escolar na faculdade, um documento de identidade com foto e o comprovante de matricula. Desse modo, libera-se a participação no Escola da Família.
Vagas Escola da Família
As vagas para o programa Escola da Família variam conforme as necessidades que cada escola possui e o projeto montando em cima das características de cada bairro.
Por conta da crise financeira que há no Brasil, existe a possibilidade da diminuição de vagas nesse projeto, por isso, é preciso manter uma boa frequência escolar e ter boas notas, para aumentar a chance de ser selecionado.
Participe também: Obtenha também a licença de pesca amadora.
Quem tem direito Escola da Família
Para participar do Programa Escola da família, é necessário que o candidato se enquadre
Pode participar do programa Escola da Família:
- quem é formado no Ensino médio;
- está matriculado no Ensino superior;
- tem uma renda mensal abaixo de R$ 1.500,00 mensais.
Com essas três características, já é possível se candidatar a esse cargo.
Reply